PGT SocialWeb - Copyright © 2010 by pagit.eu

Artigos

Brotas comemora Dia do Turismo com show de rock e cortesias para os brotenses terem “dia de turista”

Além de programação musical, cerca de 600 cortesias para atrações da cidade serão distribuídas entre os moradores

 

Em 2017, Brotas recebeu 280 mil turistas em busca do contato com a natureza e aventura na água, na terra e no ar. O turismo é responsável por 25% dos empregos diretos no município, com carteira assinada, além dos temporários e indiretos. Mas em 15 de setembro, Dia do Turismo de Brotas, que é feriado municipal, a festa é para o brotense, se estendendo até dia 16, domingo. É a data para o morador da cidade ter um “dia de turista”. E o melhor: tudo é de graça.

A Prefeitura de Brotas, por meio da Secretaria de Turismo, organizou uma série de atrações que se concentrarão na Praça Armador Simões, incluindo a sexta edição do Brotas Rock. Já as empresas que trabalham com turismo abrem as portas para a comunidade, para os moradores da cidade aproveitem os atrativos turísticos, para que tenham um verdadeiro dia de turista. São cerca de 600 cortesias para visitação de cachoeira, atividades do turismo de aventura e almoços em restaurante.

Sucesso nos anos anteriores, a Brotas Rock terá apresentação das bandas brotenses Buiu Brothers, Rhinodanger, Jacaré do Bréjo, Zero 2, Odysseya, Veracrocs e Malamascate. Grupos de Torrinha, Cogere e Tomahock, e a banda Old Bag, de Ibitinga, também estarão presentes no evento. As apresentações começam no sábado, a partir das 14h, e no domingo, às 11h.

Além da programação musical, o público poderá participar de oficinas de teatro e skate, exposições fotográficas, de artes plásticas, em madeira e solda, feira de artesanato, batalha de rima, sebo literário em prol da Associação Protetora dos Animais de Brotas, serviços de barbearia, tatoo e body piercing.

Uma praça de alimentação também será montada no local, com a presença dos estabelecimentos Luizinho Lanches, Pink Panther, Bar do Camillo, Bar Paulistano, Sorveteria Bejupri, Palácio do Sorvete e os food trucks Komboza Food Truck, Truck da Roça, Hot Dog da Praça, Top Burger.

Toda programação pode ser conferida na fanpage Brotas Rock, a https://www.facebook.com/brotasrock/

Os vouchers para os moradores de Brotas visitarem gratuitamente cachoeiras, realizarem passeios que tanto atraem quem é de fora, como o rafting, e até fazer refeições em restaurantes da cidade serão distribuídos antecipadamente. Para se candidatar a uma gratuidade o morador precisa de dirigir ao Posto de Informação Turística (PIT) munido de comprovante de residência para fazer cadastro. A distribuição dos vouchers é por ordem de solicitação e conforme a oferta.

A proposta é que o Dia do Turista, que foi criado por lei municipal, seja uma data para o brotense aproveitar o que Brotas tem de melhor, explica Fabio Pontes, secretário de Turismo. “Nada mais justo que haja facilidades para que o morador de Brotas, uma cidade que atrai visitantes de tantas localidades, tenha um verdadeiro dia de turista na sua cidade. Por isso, o Dia do Turismo, 15 de setembro, é feriado municipal, apesar de neste ano cair num sábado, e esta iniciativa do empresariado de oferecer vouchers para os brotenses se divertirem de graça. É uma festa para engajar o brotense no turismo”, afirma.

Além de se beneficiar com a geração de emprego, o turismo gera riqueza que fica em Brotas. Em 2017, a Prefeitura arrecadou quase R$ 1,1 milhão com imposto sobre a atividade turística, dinheiro que, além de ser investido na melhoria do turismo, ajuda a custear educação e saúde do brotense. E, graças ao fato de ser uma estância turística, recebe verbas estaduais para melhoria da infraestrutura do turismo que acabam também beneficiando os brotenses.

A estação de tratamento de esgoto da cidade, por exemplo, está sendo ampliada com recursos do DADETUR, provenientes da Secretaria de Turismo do Estado. “É uma obra contribuirá também para preservar a qualidade do nosso principal tesouro natural, o Rio Jacaré-Pepira, que beneficia os turistas, mas também os brotenses”, finaliza Pontes.